A TV educa ou deseduca?
A TV educa ou deseduca?
Postado por Esplanada News em 19/01/12 - 15-30-11

Há alguns anos fiz uma redação para concurso vestibular com este mesmo tema. Ele continua atual. Os aparelhos de TV na última década estão em quase todas as residências. Outro dia, passando por um povoado percebi uma casa sem reboco e sem piso, mas, com uma antena de TV a cabo da Embratel.

A TV é o meio de comunicação mais usado pelos brasileiros. A internet ainda não teve o alcance que a TV tem.

Anselmo Machado, é professor em Esplanada, graduado em História na Universidade Federal da Bahia-UFBA; especialista em História política da Bahia pelo Mosteiro de São Bento e Mestrando em História na Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS.

Continuando...
Uma primeira discussão a ser feita é a de que os canais de TV são concessões públicas, ou seja, o governo é que regulamenta se libera ou não os canais de circular. A programação de interesse cultural deve ser observada e respeitada. No entanto, o que vemos é uma enxurrada de péssimos programas durante a programação diária e, os programas ditos culturais e educativos em horários pouco atraentes- ou muito tarde ou muito cedo.

A segunda discussão a ser feita discorre sobre os interesses dos grupos que detém as emissoras. As primeiras emissoras no Brasil são da década de 1950: a Record e Tupi foram as primeiras. Engraçado foi que, os primeiros aparelhos chegaram no Brasil nos anos de 1940, quando ainda não existiam emissoras.

A Rede Globo de Televisão é de 1966 e foi, lato sensu, a porta voz da ditadura militar no Brasil. Participou de maneira decisiva de todos os momentos políticos do país no pós-redemocratização, inclusive manipulando e induzindo os brasileiros na tomada de decisões importantes.

Atualmente vemos grupos econômicos vinculados a interesses religiosos comprando canais, ou horários nobres na TV brasileira.
Cabe ao telespectador decidir ao que vai assistir, selecionar bem a programação, intercalar a TV com outras formas de entretenimento, bons sites na Internet, como ler um bom livro, ouvir música, assistir a bons filmes. Os programas são “medidos” pelo IBOPE, eles mudam ou adéquam-se conforme os gostos do telespectador. Por exemplo, o BBB, que todo ano vem com uma nova edição. Em outros países, ele não passou da terceira edição porque encheu o saco.

As mini-séries, geralmente, apresentam conteúdos mais interessantes que provocam debates e ajudam a entender a realidade. A atual mini-série da Globo o “ Brado retumbante” retoma o tema da política e das sutilezas do sistema político brasileiro e quem não se lembra dos “Anos rebeldes”, da ‘Casa das sete mulheres” e por aí vai....

As emissoras assumem posicionamentos políticos, não existe “neutralidade” no jornalismo, aliás na vida como um todo, até quando nos calamos estamos tomando uma decisão política. Vamos a um exemplo de um posicionamento político claro: a visão da Globo sobre os povos árabes sempre considerados como terroristas, infiéis; o caso da extradição do militante Cesarie Battisti, considerado pela Globo como terrorista, ou mesmo, a massificante exploração do jogador Neymar diante da ausência de craques no futebol brasileiro!

Ou telespectador fica ligado e filtra as informações, busca em outras fontes uma visão oposta, ou cai no conto do “Plim plim” e para o Governo mais fiscalização das emissoras. Exigir programação de maior qualidade não é Censura!

Anselmo Machado.


AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

RTV EXPERIMENTAL

TV Experimental - Atualize seu Flash

Get Adobe Flash player



OFERECIMENTO:

CURTEM O Esplanada News
Publicidade






   INSTITUCIONAL

Portal Esplanada News
Esplanada e região


Acreditando na força da notícia
www.redenewsbahia.com.br
 PARCEIROS

 Pronet Internet
 RadioClin
 Games e Cia
 Esplanada Gesso
 Bombonzão
 Imperial Pousada e Restaurante
 A Passarela da moda
 SystemLab