CHEGA DE PÉSSIMO ATENDIMENTO NESTA EMPRESA – Por Uemerson Florencio

CHEGA DE PÉSSIMO ATENDIMENTO NESTA EMPRESA – Por Uemerson Florencio

Quem não sabe recepcionar bem é mal remunerado também pelos clientes. Recepcionar não é dizer – Posso ajudar Senhor(a)? – Já foi atendido(a)? – Já escolheu? Não basta sorrir, quando na realidade se transmite um sorriso falso, o cliente observa e recepciona esta mensagem silenciosa, a qual é convertida em insatisfação. Quem quer ser atendido por uma pessoa que se apresentação com uma linguagem imprópria ou falsa?

É hora de acolher com excelência – olhar nos olhos com segurança, abordar com gentileza e cortesia, que é diferente de galanteio. Adotar postura ética para não ser mal interpretado(a) na abordagem aos clientes. Os clientes estão bem atentos para todos os seus movimentos – da sua imagem no contato visual a sua primeira abordagem. É nesta hora que você pode se sentir aceito ou rejeitado, sim tem vendedores ou atendentes que cometem erros graves ao recepcionar uma pessoa. Finalmente, não são treinados por profissionais sérios.

Os clientes também observam todos os seus passos e movimentos corporais durante o manuseio dos produtos – do tocar na estante a colocação sobre a bancada de atendimento. Sorria, você está sendo observado. Quem não observa os vendedores no manuseio dos seus itens solicitados?

Atenção para as necessidades reais dos clientes, pare de ofertar o que não foi solicitado pelo cliente, esta é uma postura invasiva e desrespeitosa. Agora pense, o cliente vai comprar algo e o funcionário oferece outra coisa, o cliente esquece o que foi comprar e em seguida ao chegar em casa, nota que levou o que oposto à sua necessidade. O atendente deu prioridade ao escoamento do produto ou deu prioridade para a necessidade do cliente? 

Os profissionais que atuam com atendimento ao público devem ter total conhecimento dos produtos e serviços que vendem. Agora reflita: Você vai buscar informações sobre um determinado produto na loja e o atendente vai procurar o manual e, ainda assim, completamente inseguro, você leva o produto para casa?

Transmitir segurança na comunicação oral é fundamental acompanhada de uma postura corporal que vincule a imagem de respeito e garantia, faz toda a diferença. Aí, está um serviço associado que nem todos os vendedores ou atendentes se dão conta que faz parte do composto de vendas. Eles jamais devem ignorar os desejos dos seus clientes e deixar uma imagem agradável e verdadeira no atendimento.

Por outro lado, não se pode esquecer dos profissionais que são especialistas em prato feito, vivem numa zona de conforto tão desagradável que confunde com desmotivação. Dessa forma, não conseguem dar atenção ao que o cliente quer, não olham nos olhos, perdem a oportunidade para gerar conexão com os clientes. Este é um olhar atento, que deve possibilitar uma entrega para além do que o cliente busca.

Entregar além não é empurrar produtos aleatórios, mas entregar conteúdo para o melhor uso ou aproveitamento do bem ou serviço que o cliente está adquirindo. Avalie e dê sempre a sua opinião Senhores Clientes!