Esplanada: TRE-BA realiza inseminação das urnas eletrônicas para eleições na região

Nesta fase, também é feita a lacração, com a colocação de lacres físicos, que garantem a inviolabilidade

Teve início nesta quarta-feira (21/09), a preparação das urnas eletrônicas para as eleições gerais de 2022, os equipamentos estão sendo conferidos e preparados no Cartório Eleitoral 21ª Zona no Fórum Moisés Ávila de Almeida. Os equipamentos serão utilizados nos municípios de Esplanada, Acajutiba e Conde.

Nesta fase, também é feita a lacração, com a colocação de lacres físicos, que garantem a inviolabilidade das urnas eletrônicas, no interior do estado, a atividade ocorre nos cartórios eleitorais, nos polos de informática ou em outros locais determinados pelos juízes eleitorais. 
 



Na Bahia, cerca de 39 mil urnas passarão por esse processo até o dia 29 de setembro - prazo final para preparação dos equipamentos sendo aproximadamente 5 mil apenas na capital.
 
Com o término da inseminação e lacração das urnas eletrônicas, os equipamentos estarão aptos para serem utilizados no dia do pleito. Com isso, fica a critério dos cartórios eleitorais o procedimento de distribuição para os locais de votação. Todas as etapas de preparação da urna eletrônica podem ser acompanhadas por partidos, instituições e entidades fiscalizadoras.