Jacó sugere que nova escola de Esplanada receba o nome do ex-vereador Amélio Batista Filho

Jacó sugere que nova escola de Esplanada receba o nome do ex-vereador Amélio Batista Filho
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

O deputado Jacó (PT) encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, uma indicação ao governador Rui Costa para que denomine de Amélio Batista Filho a nova escola em tempo integral da rede estadual de ensino do município de Esplanada, no mesmo local onde funcionou o Centro Educacional Cenecista de Esplanada (CNEC). 

Na justificativa da proposição, o parlamentar explica que o CNEC entrou para a história como o primeiro curso ginasial do Litoral Norte da Bahia e transformou-se em referência na formação de alunos de vários municípios da região - a exemplo de Acajutiba, Conde, Rio Real, Aporá, Jandaíra e Entre Rios - durante mais de meio século.

“A instituição foi idealizada pelo entusiasta da educação pública de qualidade, o baiano Amélio Batista Filho, já falecido. Natural de Acajutiba, ele conseguiu realizar o sonho de ver surgir uma escola diferenciada, com apoio de lideranças políticas da região e da sociedade civil organizada”, argumenta Jacó.

 

Inspirado no modelo de escola comunitária, o CNEC foi construído na década de 1950, quando a região não dispunha de curso ginasial, e viu passar jovens que ocupariam na vida adulta cargos importantes no poder público e na iniciativa privada, na Bahia e em outros estados. Amélio Batista Filho foi vereador de Camaçari e é pai do deputado federal João Bacelar e do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar. 

Fonte: Assembleia Legislativa da Bahia