12:18
Bahia Homenagem

Google faz homenagem ao psiquiatra baiano Juliano Moreira

O baiano foi destaque na luta contra o racismo cientifico que relacionava a miscigenação a doenças mentais no Brasil, e revolucionou o tratamento de pacientes psiquiátricos

06/01/2021 12h58
169
Por: Redação Enews Fonte: Bahia.ba
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem acessou o Google na manhã desta quarta-feira (6) percebeu um rosto diferente no logotipo do site.

A empresa escolheu a data 6 de janeiro, para homenagear o médico baiano Juliano Moreira, que completaria 149 anos se estivesse vivo, com um Doodle, versões modificadas do logotipo da Google.

O psiquiatra, nascido em Salvador em 1872, é um dos grandes nomes de estudiosos negros relevantes na história do Brasil. Moreira se formou em Medicina pela Universidade Federal da Bahia com a tese ‘Sífilis Malígna Precoce’ em 1891, e em 1896, após ser aprovado em primeiro lugar para auxiliar de ensino da cadeira de Moléstia Nervosas e Mentais se voltou para a psiquiatria.

Ele foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Neurologia e Medicina legal e da Academia Brasileira de Ciências e recebeu Albert Einstein em sua primeira visita ao Brasil. 

                                                                                         Foto: Google  

O baiano foi destaque na luta contra o racismo cientifico que relacionava a miscigenação a doenças mentais no Brasil, e revolucionou o tratamento de pacientes psiquiátricos com a humanização do trabalho.

Os esforços do Moreira foram cruciais para a aprovação da lei federal que garante assistência médica e legal a doentes psiquiátricos. Quando diretor do Hospício Nacional de Alienados (RJ), em 1903, ele aboliu o uso de camisas de força nos tratamentos, retirou as grades de todas as janelas e separou os pacientes adultos de crianças.

Após sua morte, o hospital psiquiátrico da Bahia foi batizado como Hospital Juliano Moreira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.