Saúde Coronavírus

Mandetta libera médicos para prescrever cloroquina a pacientes com coronavírus

Apesar da liberação em casos específicos, Mandetta disse também que o médico terá que se responsabilizar pela prescrição da droga

07/04/2020 23h04 Atualizada há 3 meses
555
Por: Redação Enews Fonte: Pleno News
Reprodução internet
Reprodução internet

O ministro da Saúde Henrique Mandetta afirmou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), que está liberado o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina em pacientes com Covid-19. Anteriormente, a medicação era restrita somente a casos graves.

– Nós já liberamos cloroquina e hidroxicloroquina tanto para os pacientes críticos, como para todos os internos em hospitais, os moderados, já tem protocolo. E estamos analisando agora na forma anterior, o uso quase profilático. Nisso ainda existe um pouco de dúvida – disse Mandetta.

O ministro também enfatizou que a população não deve tomar o medicamento sem prescrição médica e que estudos estão sendo feitos para definir o potencial da substância para os casos leves ou até mesmo como forma de prevenção.

Apesar da liberação em casos específicos, Mandetta disse também que o médico terá que se responsabilizar pela prescrição da droga para pessoas no estágio inicial da Covid-19. Segundo o ministro, ainda é cedo para o Ministério da Saúde adotar esta orientação para casos leves da doença.

– Se ele (médico) se responsabilizar individualmente, não tem óbice nenhum. Ninguém vai reter a receita de ninguém. Agora, para que nós possamos, no Ministério da Saúde, assinar que o ministério recomenda que se tome essa medida, nós precisamos de um pouco mais de tempo para saber se isso pode se configurar em coisa boa ou se isso pode ter algum efeito colateral – apontou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.