Uma equipe de fiscalização da ADAB visitou na tarde desta quinta-feira açougues e supermercados de Esplanada para averiguar a procedência das carnes comercializadas nestes estabelecimentos.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) apreendeu toda carne bovina imprópria para consumo humano. A ação foi realizada no comércio varejista do município de Esplanada.
A ação também contou com o ápio da vigilância sanitária que acompanhou todo ação
Segundo o órgão do governo do estado, muita carne vendida nas cidades do interior saem direto de matadouros particulares para as prateleiras sem passar por uma inspeção e receber autorização para comercialização.
"Além de não apresentar nenhum selo de inspeção, os responsáveis transportam a carne em condições inadequadas, em carroceria aberta de carros de passeio, e sem refrigeração, oferecendo riscos à população pois são produtos perecíveis que, caso não sejam armazenados e transportados seguindo as determinações técnicas, podem afetar a saúde pública se consumidos”, frisou o diretor-geral da ADAB, o esplanadense Maurício Bacelar em uma entrevista sobre o assunto.
O órgão informou que ao coibir o comércio de carne irregular e sem inspeção sanitária em ações de parceria como esta, diminui o número de abates clandestinos que abastecem o mercado. Por isso vão continuar agindo contra a clandestinidade.
Os fiscais foram escoltados por uma viatura da polícia militar de Esplanada enquanto levavam o produto apreendido para ser destruído.
Mín. 24° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 32°
Sol com algumas nuvensMín. 24° Máx. 33°
Sol com algumas nuvens