15:32
Esplanada e região Trânsito

Esplanada: Superintendente da SMTE emite nota de esclarecimento sobre uso das ciclofaixas na Av. Mario Andreazza

O setor disse em nota que entende como legítimas as cobranças de atuação mais efetiva quanto à garantia de trânsito livre aos ciclistas

23/02/2021 14h08 Atualizada há 2 semanas
1.961
Por: Redação Enews Fonte: Redação Esplanada News
imagem: Esplanada News
imagem: Esplanada News
A Superintendência de transporte e trânsito de Esplanada emitiu na tarde desta terça-feira (23)  uma nota com a finalidade de esclarecer sobre a utilização por parte dos condutores de uma faixa que teoricamente seria destinada ao trânsito de bicicletas ao longo da avenida Mario Andreazza. Segundo o órgão, trata-se de uma ciclofaixa e não ciclovia, visto que não há separação física entre a pista de rolamento e a área destinada às bicicletas.
 
Informou também que o projeto no qual está disposta a “criação da ciclofaixa” ignorou o fato de que a mera marcação de ciclofaixa ao longo da via (MCI) não a caracteriza como uma faixa de uso exclusivo de ciclistas, para tanto seria necessário a existência de sinalização vertical com a placa de regulamentação R-34 (Circulação Exclusiva de Bicicleta) E Placa de Advertência A-30a, além de complementação de sinalização horizontal com Símbolo indicativo de via, pista ou faixa de trânsito de uso de ciclistas (SIC).
 
O setor disse em nota que entende como legítimas as cobranças de atuação mais efetiva quanto à garantia de trânsito livre aos ciclistas, porém ressaltou que sem a devida sinalização a aplicação de penalidades ou medidas administrativas àqueles que trafegam ou estacionam na “ciclofaixa” tornam-se  inviáveis no momento.
 
"Estamos nos esforçando no sentido de implementar todas as adequações necessárias, inclusive com o estabelecimento de horários e dias da semana específicos de utilização para que a área destinada aos ciclistas possa, de fato, servir à este fim." Finalizou o superintendente da SMTE, João Gabriel.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.