Quarta, 26 de Janeiro de 2022
30°

Pancada de chuva

Esplanada - BA

Educação Educação

Jornada Pedagógica Paulo Freire marca contagem regressiva para o início do ano letivo 2020/21 na rede estadual de ensino

A programação, iniciada nesta segunda (8), terá transmissão através do canal do Youtube Educação Bahia e pela TV Educa Bahia, incluindo diferentes atividades, como oficinas e debates.

08/03/2021 às 09h20
Por: Redação Esplanada News Fonte: Secom Bahia - (Milena Leal)
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, na última sexta-feira (5), a programação da Jornada Pedagógica Paulo Freire, que será realizada, de 8 a 12 de março, com o objetivo de concluir o planejamento pedagógico do ano letivo continuum 2020/21, iniciado na pré-jornada pedagógica, encerrada nesta sexta. A programação, iniciada às 8h30 desta segunda (8), terá transmissão através do canal do Youtube Educação Bahia e pela TV Educa Bahia, incluindo diferentes atividades, como oficinas e debates.

Neste ano, a jornada pedagógica tem como inspiração a trajetória do educador Paulo Freire, pelo reconhecimento da sua relevância como educador e filósofo na construção de uma prática educacional dialógica, pública e de qualidade para todos. Todas as informações sobre as atividades da jornada podem ser acessadas pelo sitehttp://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/. As aulas da rede estadual de ensino iniciarão de forma 100% remota, no dia 15 de março.

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da importância deste planejamento da rede. ” Estamos muito otimistas, mesmo diante do desafio do ensino remoto, em um ano continuum. Nós precisaremos de muita sensibilidade e tranquilidade. Estamos com um trabalho feito com muito carinho e qualidade, com abertura para as críticas para a gente ter forças para resolver e é por isso que fizemos essa semana preparatória de escuta. Este ano, celebraremos o centenário de Paulo Freire, a sua vida e obra, o que ele contribuiu para a Educação de Jovens e Adultos, para a formação inicial e continuada e para a Educação do Campo. Vai ser uma semana leve, com muito conteúdo e, também, com uma homenagem forte às mulheres”, destacou.

Materiais de apoio –O site da jornada pedagógica também conta com o campo Caixa de Ferramentas, no qual os educadores terão acesso às diretrizes e aos materiais teóricos e instrumentos importantes para a realização da jornada, com orientações propostas a partir das etapas e modalidades da Educação Básica. Além disso, encontram-se disponíveis arquivos de estudos sobre princípios da obra de Paulo Freire, além do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB); Ensino Híbrido; Virtual Aprimorado; Planejamento reverso; e recursos importantes para os planejamentos a serem realizados.

Programação –Assim como ocorreu na pré-jornada, o período da manhã será dedicado para a realização de lives e oficinas temáticas. Já os períodos da tarde e noite serão para o trabalho, estudo e planejamento interno dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e das escolas. No dia 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a programação será aberta, às 8h30, com diferentes homenagens às mulheres, envolvendo a participação de estudantes e educadores, além de apresentação musical e de vídeos. Em seguida, às 9h15, será realizada a live “Dos sentidos da escola, nossa profissão de ensinar: nenhum a menos”. Já às 10h, acontece a oficina “Acolhimento” e às 10h30, a oficina “Matrícula e busca ativa”.

Na terça-feira (9), às 8h30, será realizada a live “Desafios do ensino remoto” e, às 9h30, a oficina “Atividades realizadas em 2020” e às 10h30, a oficina “Avaliação diagnóstica”. Na quarta-feira (10), às 8h30, acontecerá a live “Aprendizagens essenciais”, seguida pelas oficinas “Organizadores Curriculares, Cadernos de Apoio à Aprendizagem e Trilhas”, às 9h30, e “Atividades Curriculares Complementares”, às 10h30.

Já na quinta (11), às 8h30, o tema abordado na live será “A importância do acompanhamento pedagógico”. As oficinas do dia são “Acompanhamento pedagógico”, às 9h30, e “ACs – Atividades Complementares (hora-atividade)”, às 10h30. A programação se encerra na sexta (12), às 8h30, com a live sobre o tema “O cuidado consigo e com o outro, dentro e fora da escola – escolas seguras”. Já as oficinas do dia abordarão os temas “Protocolos sanitários no contexto remoto e híbrido”, às 9h30, e “Atuação do Comitê Gestor”, às 10h30.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Esplanada - BA Atualizado às 17h13 - Fonte: ClimaTempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 32°

Qui 31°C 23°C
Sex 31°C 24°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 32°C 23°C
Seg 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete