Esplanada e região Esplanada

Durante sabatina na câmara secretário revela que em 2013 município gastou 2 milhões na saúde em menos de 15 dias

Marcos revelou já nos minutos finais da sessão, que o município realizou um lançamento de gastos no valor de 2 milhões de reais em 15 dias

08/06/2020 23h00 Atualizada há 1 mês
2.084
Por: Redação Enews Fonte: Redação Esplanada News
Trecho de vídeo de sessão na câmara
Trecho de vídeo de sessão na câmara

O secretário de saúde de Esplanada Marcos Torres foi o convidado da sessão da câmara de vereadores desta segunda-feira (08). Na oportunidade os vereadores sabatinaram o gestor sobre as ações da pasta mediante a pandemia que continua preocupando gestores de toda região. Além das diversas perguntas e observações feitas pelos vereadores, Marcos revelou já nos minutos finais da sessão, que o município realizou um lançamento de gastos no valor de 2 milhões de reais em menos de 15 dias em apenas uma nota.

A apresentação de um documento com esses dados , ocorreu após o secretário ser indagado pelo vereador Gilson Lima sobre a falta de alguns remédios na farmácia básica do município. O documento foi deixado com a presidente da casa a vereadora Rosimeire.

Marcos confirmou que houve a falta de medicamentos para hipertensos e diabéticos, mas que o estoque já estaria reposto e a entrega já estava sendo feita para os pacientes. Em resposta sobre a compra dos medicamentos o secretário pontuou o seguinte: “Eu tenho hoje um relatório que rege a nossa relação com estado, com a saúde, eu tenho todos os lançamentos de tudo que compramos com recursos próprios e tenho todos os relatórios para conferir. Diferente de um certo período aqui que eu posso citar, entre 13/09/2013 até 17/09/2013 onde foram feitos, não posso dizer exatamente quantos, mas está aqui no relatório, vários lançamentos, de vários valores em uma única nota fiscal, a numeração é única e que chega ao total de mais de 2 milhões de reais em menos de 15 dias. Isso aqui eu não sei se é verdade, não cabe a mim enquanto gestor dizer que é verdade. E por que eu estou fazendo isso aqui? Porque o estado pediu que nós justificássemos isso.”

Após essa colocação, o secretário foi novamente indagado pelo vereador Gilson: "Seja mais claro, e o senhor justificou como isso?"

Ciente dos períodos o secretário respondeu o seguinte: “Porém o período não é nosso! Quem estava vai ter que responder!" afirmou.

Casos de pacientes assintomáticos que surgiram no fim de semana

O secretário falou ainda sobre o caso de um casal que recebeu diagnóstico positivo para o coronavírus, mas que não apresentaram sintomas. Segundo o secretário, a paciente foi contactada e informou que estava na cidade de Acajutiba e que residia naquele município. Entretanto, as informações estavam desencontradas, pois, é sabido que os pacientes residem em Esplanada e apenas tem parentes em uma comunidade do município vizinho. Após testarem positivo entraram em quarentena e devem realizar novos exames ainda esta semana.

No último boletim divulgado pela secretaria de saúde nesta segunda-feira, os dados mostram que 137 pessoas realizaram exames, entre testes rápidos e no Lacen, com 02 pessoas confirmadas e 94 pessoas em monitoramento. Um paciente aguarda resultado de exame.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.