Esplanada e região Região

Céu de Esplanada fica avermelhado e domina redes sociais; entenda o porquê

O fim de tarde De Esplanada ganhou um colorido especial nesta última semana

14/06/2020 13h09 Atualizada há 3 semanas
2.320
Por: Redação Enews Fonte: Redação Esplanada News
Internauta Eder Noronha/morador do Timbó
Internauta Eder Noronha/morador do Timbó

Nos últimos dias as redes sociais foram inundadas por fotos do pôr do Sol, publicadas especialmente por moradores  de Esplanada e outras cidades da região. O que poderia ser alguma corrente ou um ato de contemplação coletiva trazia um outro detalhe: os chamativos tons de vermelho, laranja e rosa que tomavam conta do céu. O motivo para isso, na verdade, foi uma conjunção de fatores. Um deles foi o tipo de formação de nuvens que estava sobre a região. Por isso, muita gente está com a pulga atrás da orelha se questionando sobre as razões que explicam esse céu maravilhoso e repentino, em tons intensos de vermelho e alaranjado. E a gente foi atrás da resposta.

 

O fim de tarde De Esplanada ganhou um colorido especial nesta última semana. Quando o Sol se pôs, as nuvens que cobriam o céu refletiram os mais variados tons de amarelo, vermelho, laranja e violeta.

Nas redes sociais, internautas compartilharam imagens de diversos pontos das cidades da região, de Aporá a Conde, passando por Esplanada e Rio Real. Dezenas de fotos e vídeos foram publicados no Facebook, Instagram e Whatsapp.

Com o pôr do sol, o ângulo entre o Sol e a Terra fez com que os raios solares refletissem na base das nuvens e gerassem o tom que chamou a atenção da população e inundou as redes sociais de fotos.

Em pesquisa na internet o portal descobriu e que a reflexão recebe o nome de dispersão de Rayleigh, é o que afirma Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

Por que o céu muda de cor? 

Isso ocorre porque a luz do sol, na verdade, é uma mistura de todas as cores visíveis, cada uma delas correspondendo a um comprimento de onda. Ao atravessar a atmosfera, essa luz é espalhada pelas partículas do ar, num fenômeno chamado ressonância e que depende justamente do comprimento de cada onda da luz e do tamanho das moléculas de ar.

Como o azul se espalha com maior eficiência do que o vermelho, é mais comum vermos o céu azul, especialmente durante o dia. Entretanto, quando o Sol está nascendo ou se pondo, outras cores, principalmente o amarelo, laranja e vermelho, acabam se tornando mais visíveis devido ao fato de a luz emanada pelo Sol ter de percorrer uma distância muito maior pela atmosfera. Além disso, pelo ângulo em que o Sol se encontra, os raios devem atravessar uma grande quantidade de nuvens e partículas de poluição. E aí acontece o fenômeno visto no final da tarde, com o céu ficando colorido ou com tom avermelhado mais forte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.