22:03
Saúde Vacinação

Vacinação de gestantes contra Covid-19 com AstraZeneca é suspensa na Bahia

Informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, nesta terça-feira (11), após recomendação da Anvisa.

11/05/2021 14h21
148
Por: Redação Enews Fonte: G1-BA
IMAGEM: REPRODUÇÃO
IMAGEM: REPRODUÇÃO

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou nesta terça-feira (11) a suspensão da vacinação de gestantes contra Covid-19 com o uso do imunizante da AstraZeneca. A medida foi tomada após nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomenda que esta vacina não seja usada em grávidas.

A suspensão do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é imediata, e só para gestantes, segundo o órgão federal. Enquanto durar a suspensão, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

De acordo com a Sesab, até o momento não há casos de óbitos por aplicação da vacina em grávidas na Bahia. Além disso, também não não há relatos no estado de reações adversas em grávidas que foram vacinadas contra a Covd-19.

Em Salvador, as gestantes estão sendo vacinadas com a Pfizer, segundo informações do secretário municipal da Saúde Leo Prates.

"Havia um dado que nos chamava a atenção, porque uma grávida já tinha um indicativo de trombose. Não havia prescrição de não vacinar as mulheres grávidas. Porém, por segurança, se eu tinha a opção da Pfizer, eu decidi colocar a Pfizer", explicou.

Ainda segundo o secretário municipal da Saúde, há relatos de mulheres grávidas que se vacinaram de acordo com a profissão.

"Tem o caso de uma mulher que se vacinou como dentista, que está na primeira fase de vacinação. Então ela não está no meu sistema como grávida, mas como profissional de saúde, que é o público prioritário e está na primeira fase. Já quem se vacinou como gestante, a gente usou a vacina da Pfizer", explicou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.