23:33
Esplanada e região Esplanada

Ação da GCM e Secretaria de meio ambiente evitou captura ilegal de caranguejos no Baixio

Ao realizar a averiguação, os técnicos constataram que se tratava de pescadores de outros municípios

20/05/2021 18h13 Atualizada há 4 semanas
449
Por: Redação Enews Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Em mais uma ação de combate à captura ilegal de caranguejos-uçá na comunidade de Baixio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Guarda Civil Municipal apreendeu o volume de cerca de três mil espécimes que foram capturados através de práticas consideradas ilegais pela legislação ambiental.

Na noite da última quarta-feira (19), técnicos da SEMMADS foram informados da presença dos pescadores nos estuários de Baixio, e se deslocaram em conjunto com efetivos da GCM até o local, onde identificaram que aproximadamente 20 homens haviam sido abordados pela guarnição local da Guarda e portavam um grande volume de Caranguejos.

Ao realizar a averiguação, os técnicos constataram que se tratava de pescadores de outros municípios e que realizavam a captura predatória da espécie com o uso de utensílios proibidos por Lei. Alguns deles foram identificados como reincidentes na prática ilegal.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Heber Amaro, ressaltou que a captura da espécie fora da época de defeso (período conhecido popularmente como andada) não é proibida, entretanto existem normas ambientais que devem ser observadas visando a sustentabilidade no extrativismo e uso dos recursos naturais.

Os pescadores foram advertidos e os caranguejos recuperados foram devolvidos aos manguezais de Baixio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.