20:05
Educação Bahia

Educação realiza formação para a implementação do novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado dará início, na próxima terça-feira (25), à preparação dos educadores que atuarão na formação de 10 mil professores e profissionais da Educação dos 417 municípios, para a implementação do Referencial Curricular da Bahia

22/05/2021 14h45
141
Por: Redação Enews Fonte: Secom Bahia - (Pamela Simplício)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria da Educação do Estado dará início, na próxima terça-feira (25), à preparação dos educadores que atuarão na formação de 10 mil professores e profissionais da Educação dos 417 municípios, para a implementação do Referencial Curricular da Bahia (DCRB) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Esta formação soma-se aos esforços que já vêm sendo feito por diversas secretarias e entidades, a exemplo da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-BA), da União dos Municípios da Bahia (UPB), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), no sentido de promover a transição curricular iniciada após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Manuelita Brito, explica que a formação é um passo importante para a retomada do movimento de implementação dos currículos estaduais que foi desacelerado pela pandemia. “O DCRB foi construído em regime de colaboração e essa formação segue esses passos, agora no sentido de mobilizar todas as redes para debater a transposição do currículo com vistas à reelaboração dos Projetos Político-Pedagógicos, aliando exposições conceituais com atividades práticas. O principal objetivo desta formação é fortalecer as equipes escolares para que elas consigam construir autonomamente e de forma gradual essa transição curricular.”

A formação dos formadores será conduzida por especialistas da Fundação Getúlio Vargas, por meio do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais, acontecerá no formato online, até o dia 1º de julho, com carga horária total de 40 horas, sendo dividida em momentos síncronos e momentos assíncronos. Na etapa regional, a formação com as equipes nos municípios acontecerá em duas fases, a remota (também com atividades síncronas e assíncronas) e a presencial (a partir de setembro). Este calendário será ajustado de acordo com os decretos epidemiológicos do Estado da Bahia sobre a pandemia do novo Coronavírus. Participarão da etapa regional representantes de cada município do estado baiano, sendo professores e professoras, secretários e secretárias de Educação, coordenadores e coordenadoras escolares, conselheiros e membros dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.