21:41
Esplanada e região Região

Acajutiba: Ação flagra 'gato' de empresa de coco; furto abasteceria Aporá por 1 mês

A energia furtada seria suficiente para abastecer por um mês o município vizinho de Aporá

24/08/2021 20h14 Atualizada há 4 semanas
291
Por: Redação Enews
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma empresa foi autuada em Acajutiba, no Agreste baiano, por furto de energia. O flagrante ocorreu durante operação conjunta da Coelba com a Polícia Civil. Segundo a concessionária de energia, a empresa de produção de água de coco desviava da rede 108 quilowattts-hora.

A energia furtada seria suficiente para abastecer por um mês o município vizinho de Aporá, na mesma região, com 950 residências e 17,7 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2020. De acordo com a terceirizada, o caso foi descoberto após análises com softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição.

"Gatos” causam riscos para a segurança de quem os realiza e para a população, além de prejudicar o fornecimento de energia local, reforça a concessionária. Na ação, foram retirados dois metros de cabos que serviam para o desvio de energia.

Ainda segundo a concessionária, o valor da energia furtada foi negociado, com o fornecimento de energia regularizado. A Coelba declarou que o valor recuperado do desvio implicará em arrecadação de impostos estaduais e federais que são revertidos para sociedade.  Furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.