08:23
Saúde Gripe aviária

OMS se diz preocupada com aumento de casos da gripe aviária H5N6

Órgão cobrou aumento da vigilância global sobre o vírus

06/10/2021 09h57 Atualizada há 2 semanas
393
Por: Redação Enews Fonte: Correio24horas
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

A Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstrou preocupação com o recente crescimento no número de casos da gripe aviária H5N6 entre humanos na China continental. O órgão ainda cobrou um aumento da vigilância para entender a origem e conter os danos do vírus.

Desde que foi confirmada em 2014, foram identificados apenas 48 casos em humanos, sendo que um terço deles foram registrados na China apenas nos últimos 3 meses.
 
“Uma vigilância geográfica mais ampla nas áreas afetadas na China e em áreas próximas é urgentemente necessária para entender melhor o risco e o recente aumento de contaminação por humanos”, disse um porta-voz da OMS ao site norte-americano BNO News.
 
Embora ainda não haja casos confirmados de transmissão entre humanos, a doença preocupa autoridades da área de saúde. 
 
“As evidências epidemiológicas e virológicas atualmente disponíveis sugerem que os vírus da influenza A (H5N6) não adquiriram a capacidade de transmissão continuada entre humanos, portanto, a probabilidade de propagação entre humanos é baixa”, disse a OMS.
 
Ainda assim, a Organização defende a forte vigilância para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus da influenza circulantes que podem afetar humanos. 

A doença conhecida por sua transmissão através do contato com aves domésticas já deixou 26 mortos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.