Bahia Aluguel de Imóveis

Não deixe seu imóvel em Salvador parado! Dicas para alugar rapidamente

Felizmente, há meios que facilitam e agilizam a locação de um imóvel

25/07/2020 09h49 Atualizada há 2 semanas
175
Por: Redação Enews Fonte: Redação Esplanada News
IMAGEM: REPRODUÇÃO
IMAGEM: REPRODUÇÃO

Encontrar um inquilino rapidamente é um grande desafio para o proprietário que coloca o seu apartamento ou casa para alugar.

No entanto, acaba sendo uma necessidade, visto que imóveis em Salvador vazios resultam em prejuízos para os donos que, além de não receberem o dinheiro pago aluguel, têm que arcar com as despesas da residência, como condomínio e IPTU, por exemplo. Então, o melhor é ter alguém vivendo no imóvel, para que se torne lucrativo para o proprietário.

Felizmente, há meios que facilitam e agilizam a locação de um imóvel. Neste artigo, compartilharemos alguns dos mais eficientes. Confira!

9 dicas para alugar o seu imóvel mais rápido 

No mercado há inúmeras opções de imóveis disponibilizados por imobiliárias. Além disso, com a crise instaurada em nosso país, os locadores de imóveis estão em menor volume e mais exigentes. 

Essas podem ser algumas que justificam a demora em alugar um imóvel. Portanto, é importante prestar atenção nos detalhes para ter um diferencial e se destacar em relação aos demais. 

1.   Ofereça o imóvel por um valor competitivo 

Peça o auxílio de uma imobiliária ou de um corretor na hora de definir o valor que irá pedir pelo aluguel em Salvador do seu imóvel, a fim de se certificar que o preço seja compatível com os valores praticados na região e, consequentemente, se torne competitivo no mercado.

Normalmente, é possível obter esse tipo de informação por meio de pesquisas rápidas em sites de busca. Porém, ter o aval de um profissional especializado — além de trazer mais segurança — é muito importante. 

Até porque, caso o valor pedido esteja muito acima do padrão, dificilmente o imóvel será alugado, tampouco de forma rápida — potencializando os seus prejuízos. 

 

2.            Capriche nas fotos do anúncio 

O primeiro contato que o futuro locatário terá com a sua casa ou o seu apartamento provavelmente será através das fotos disponibilizadas no anúncio. E, como a primeira impressão é a que fica, é fundamental que ela seja positiva para que você consiga colocar seu apartamento para alugar em Salvador.

Então, seja caprichoso tanto na arrumação do imóvel para o momento em que as fotos forem tiradas, quanto com as fotografias em si. Se possível, contrate um profissional para a realização desse serviço.

 

Do contrário, tire fotos de boa resolução, em ângulos que exibam os cômodos por inteiro e preste atenção na iluminação — nunca fotografe contra a luz, pois as imagens tendem a ficar escuras. 

 

3.            Anuncie em portais e sites imobiliários

Por mais que essa dica pareça ser algo de praxe, é necessário reforçá-la dado a sua relevância. Atualmente, a maioria das pessoas utilizam somente os canais digitais para buscar um imóvel para alugar. Com isso, você precisa estar presente neles.

Ademais, não se limite a apenas um portal ou site. Anuncie sua propriedade em todas as plataformas que você conhece e não se esqueça de descrever todas as informações relevantes. 

E, é claro, lembre-se sempre de deixar uma ou mais opções de contato, sejam elas número de telefone ou e-mail.

 

4.            Realize pequenos reparos 

Os detalhes, por menor que sejam, fazem toda a diferença. Especialmente no decorrer de uma visitação, onde os futuros inquilinos tentam se visualizar vivendo dentro do seu apartamento. 

Alguns detalhes — como pintura mal conservada, pisos quebrados, azulejos soltos e instalações hidráulicas ou elétricas com problemas — podem dificultar ou até mesmo impossibilitar essa visualização. 

Ainda, quanto mais tempo esses reparos demorarem para ser feitos, o imóvel ficará desocupado por um período maior. Então, resolva essas questões o mais rápido possível. 

 

5.            Esteja aberto ao recebimento de propostas e seja flexível 

Mesmo que você esteja oferecendo o seu imóvel por um valor competitivo, é preciso ter em mente que há uma vasta oferta de imóveis no mercado, inclusive na mesma região em que o seu está localizado.

Por esse motivo, esteja preparado para o recebimento de propostas tanto relacionadas ao preço do aluguel quanto à melhorias ou reparos no imóvel ou garantias e seguros. 

Obviamente, antes de aceitar alguma delas, avalie se corresponde às suas expectativas e atende às suas necessidades.

 

6.            Conheça o perfil dos seus potenciais inquilinos 

Entender qual é o perfil das pessoas que buscam alugar um apartamento na sua região é importante, pois a partir do momento que você possui essa informação, pode bolar estratégias para atrair o público com base nela.

 

Dessa forma, você certamente terá um maior número de pessoas interessadas em fechar o negócio e, assim, ele será fechado com rapidez. 

 

7.            Invista em benefícios

Uma dessas estratégias pode ser investir em benfeitorias pensando em atender as necessidades do seu futuro inquilino. 

Caso o público que busca por aluguel na sua região seja formado majoritariamente por estudantes, você pode investir em beliches — mas não se esqueça de incluí-las no contrato de locação. 

Já se o perfil mais recorrente for composto por uma família, dar destaque às áreas comuns, como sala de estar ou de jantar, em relação à decoração, por exemplo, pode ser uma boa opção. 

 

8.            Deixe seu imóvel apresentável para visitações

Tão importante quanto o capricho com as fotos do anúncio do seu imóvel é o capricho com a apresentação dele no decorrer das visitações. 

Apesar de não ser uma regra, é muito mais agradável para as pessoas visitar um imóvel limpo e arrumado, além de facilitar a visualização mencionada acima. 

Esta, na verdade, é uma estratégia muito simples e efetiva que pode ser realizada por você mesmo, bastando ter o mínimo de senso de limpeza e organização. 

 

9.            Busque o auxílio de uma imobiliária

Como já foi dito, contar com ajuda especializada no decorrer desse processo é fundamental. Através de uma imobiliária de confiança, as chances de alugar um imóvel com rapidez são muito maiores, além de haver a garantia que a transação será realizada com segurança.

Fora que, dessa maneira, você terá menos preocupações e poderá se dedicar às suas atividades cotidianas, evitando assim estresses desnecessários e problemas gerados por falta de conhecimento.

Sendo assim, preze por alternativas que sejam vantajosas em relação a custo-benefício e deixe seu apartamento na mão de especialistas que darão todo o suporte necessário para que o locatário ideal seja encontrado. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.