Esplanada e região Dia do Guarda Civil

03 de setembro é dia da guarda civil, conheça um pouco da história desses guerreiros

Essa data tem a função de homenagear os profissionais dessa área, que colabora com a manutenção da segurança e da ordem pública na esfera municipal

03/09/2020 10h20
482
Por: Redação Enews Fonte: Redação Esplanada News
Imagem arquivo - Esplanada News
Imagem arquivo - Esplanada News

Dia 03 de setembro é dia do guarda civil, desde a sua reestruturação em 2014, a GCM vem participando de diversas situações em Esplanada. Desde fiscalização e organização de trânsito, quanto a ações que tem como finalidade inibir a propagação da criminalidade, principalmente em localidades mais carentes das forças de segurança.

O município conta com mais de 150 servidores que se dividem em áreas diferentes. Os patrimoniais cuidam dos prédios públicos, já os operacionais realizam rondas em bairros, dão auxílio na organização de trânsito em acidentes, acompanham eventos diversos e participam de operações de combate a pequenos atos ilícitos. Os agentes de trânsito monitoram a organização do trânsito e realizam abordagens educativas para condutores. Existem também os administrativos, que organizam escalas, documentos diversos, ofícios entre outros.

Essa data tem a função de homenagear os profissionais dessa área, que colabora com a manutenção da segurança e da ordem pública na esfera municipal, esse profissional deve ser tratados com respeito, dignidade e atenção de todos, pois, lutam para preservar a ordem nas cidades e a boa qualidade de vida dos cidadãos.

A partir da fase republicana, os papeis das guardas municipais ficaram cada vez mais bem delineados, com estatutos e regimentos próprios. Durante o mandato do primeiro presidente do regime militar instituído em 1964, Castelo Branco, o dia do Guarda Civil foi agraciado pela lei Nº 5. 088, de 30 de agosto de 1966. Desde então, o dia 03 de setembro é dedicado a esse profissional. Os Agentes da Guarda Municipal desenvolvem trabalhos preventivos, repressivos e ostensivos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.